domingo, agosto 17, 2008

Assis














Férias…
Chegaram as ferias (para alguns pois as minhas são junto ao mês de Setembro) gostaria de partilhar aqui neste espaço a grande actividade que eu, todos os animadores da Iª secção e lobitos tivemos.

Fomos a Assis para conhecermos os locais por onde São Francisco passou e deixam a marca da sua grande obra para assim podermos viver em pleno a vida do patrono da Iª secção.

Muito haveria a dizer sobre São Francisco mas isso posso vos contar pessoalmente se tiveram vontade de me ouvir ou então procurem um site que fale da vida e obra deste Santo.

Posso vos dizer que a radicalidade da vida deste homem é de facto espantosa, o amor que tem ao pai e aos outro é “fabulastico” de tal forma que entregou a sua vida em prol de belas causas tais como a ajuda os mais necessitados numa simplicidade total e com o dom da partilha imaginável também sabia adorar as coisa que Deus criou ao ponto de tratar tudo por irmãos e na sua simplicidade mostrar a palavra de Deus como o único caminho de verdade e vida. Isto fez-me acreditar ainda mais de como nós homens somos capazes de coisa tão perto da divindade de Deus basta para isso ser crentes e radicais.
Bem! Podia ficar horas a escrever sobre São Francisco mas fico por aqui apenas quero partilhar os sitos que passei e que mais de deixaram marca:

Ermo delle carceri
A 4 Km de Assis no monte Subasio, onde S. Francisco se retirava e fazia as suas orações. Aí celebramos missa, local que transpira paz e harmonia. Encontrei duas pombas brancas que apesar da agitação da lobitagem não fugiram.

Casa onde viveu S. Francisco
Em principal o quarto onde ficou preso de castigo por seu pai isto por ter doado tecidos aos mais necessitados.

Igreja de são Damião
Igreja reconstruída por S. Francisco e onde faleceu S. Clara

Basílica de S. Francisco
Onde se encontra o seu túmulo, aqui tivemos tempo para um momento de oração a que os lobitos corresponderam com grande entusiasmo.

Basílica di S Maria Degli Angeli.
Onde passou grande parte da sua vida e ai faleceu. Aí fiquei maravilhado com a pequena capela, o jardim e a historia das rosas sem espinhos.

Mas também fomos a Roma onde visitamos o tumulo do Papa João Paulo II, bem como a Basílica e Gubio cidade medialval onde S. Francisco protagonizou a famosa historia com um terrível Lobo.

Grandes momentos de convívio se passou com todos mas isso é para outra ocasião.

São Francisco de Assis 1182-1223




ver mais fotos:

Sem comentários: